Sem dúvida, o sucesso de um negócio vem da combinação de escolhas certas, das tarefas eficientes e dos profissionais engajados. Isso também vale para o setor da limpeza, que oferece desafios diários e pode ter resultados surpreendentes com a ajuda de algumas soluções fundamentais, como a lavadora e secadora de piso profissional.
Mas, para colher bons frutos, é preciso cuidar da máquina da forma certa e preservar a sua vida útil.
Então, se você deseja descobrir como manter o bom funcionamento do equipamento, continue lendo o texto e veja algumas dicas indispensáveis!
Tenha uma boa leitura!
Vantagens da lavadora e secadora de piso
Antes de falar sobre como cuidar da máquina, queremos destacar as vantagens conquistadas através de seu bom uso e do seu desempenho.
Primeiramente, um dos grandes benefícios é a eficiência da operação, que é muito superior em comparação com os outros itens de limpeza, como os mops, por exemplo.
Do mesmo modo, vale ressaltar que as tarefas são realizadas de uma forma muito ágil. Aliás, existem modelos de lavadora e secadora de piso que equivalem ao trabalho de até 10 pessoas.
Sem dúvida, esta é uma das maiores vantagens do equipamento, já que os locais como indústrias precisam de higienizações rápidas e precisas, com frequência.
Além disso, a limpeza com esta solução é mais versátil, pois a lavadora consegue atuar em todos os tipos de piso, em diferentes segmentos e consegue limpar, secar e dar brilho com total eficiência.
Por fim, a redução de custos é um benefício conquistado com o equipamento. Pois, com ele, você consegue evitar os desperdícios de produtos químicos.
Do mesmo modo, os gastos com profissionais também são menores e os custos de manutenção são muito mais baixos, já que a máquina é resistente, quebra menos e conta com peças com valores acessíveis.
Cuidados essenciais com a lavadora e secadora de piso
De fato, a lavadora e secadora de piso é uma máquina fundamental para limpezas mais completas. No entanto, para manter seu bom funcionamento, é preciso conservar o equipamento.
Quer saber mais sobre isso?
Conforme prometemos no início do texto, vamos listar algumas medidas que podem preservar esta solução. Confira a seguir:
Atenção aos produtos utilizados
De acordo com o gerente de P&D da Lavor, Wainer Trombini, é preciso ter cuidado com os produtos que entram em contato com o equipamento. Para evitar problemas, a dica é não utilizar nenhum produto químico com o pH superior a 9, para não derreter a lâmina da lavadora.
Limpeza adequada
A higienização da máquina é bem simples. Desse modo, basta utilizar um pano úmido e um detergente neutro para limpar as sujeiras. No entanto, o recomendado é não jogar a água direto na lavadora.
Além disso, é preciso atenção para realizar a limpeza final com frequência, já que as sujeiras acumuladas podem formar uma pasta prejudicial ao funcionamento do produto.
Manutenção e cuidados com a bateria
A manutenção preventiva de uma lavadora e secadora de piso deve ser realizada de acordo com as horas de trabalho. Aliás, o indicado é que sejam feitas a cada 100 horas.
O serviço é ideal para analisar componentes como a roda de tração, as escovas e os tanques.
Mas, é importante destacar que as marcas que contam com a entrega técnica especializada, já instruem os operadores sobre como cuidar do equipamento.
Aliás, durante este encontro, o especialista ensina a observar os sinais de erros mais comuns e fala sobre os cuidados essenciais com a bateria, que inclui esperar o ciclo de carga para retirar do carregador, analisar o nível de água e realizar a recarga diária de mais ou menos 8 h.
Você já conhece a lavadora de alta pressão?
Agora que já te falamos sobre a lavadora e secadora de piso, queremos falar sobre uma outra solução, que pode ajudar ainda mais as suas tarefas de limpeza.
Trata-se da lavadora de alta pressão, uma máquina projetada para remover as sujeiras de diferentes superfícies, por meio de uma tubeira para limpeza, com um jato de água concentrado, em alta velocidade. Desse modo, o equipamento pode ser utilizado para higienização de pátios, garagens, paredes e até peças industriais.
Assim como a lavadora e secadora de piso, a lavadora de alta pressão é uma máquina muito vantajosa e oferece benefícios como: eficiência de limpeza e economia de água, comparado a uma mangueira tradicional, além de otimização de tempo e praticidade no uso.
O que considerar na escolha do melhor equipamento?
Além disso, atualmente existem diferentes modelos no mercado para cada tipo de aplicação. Então, o primeiro passo é definir as áreas e o tipo de sujeira que serão limpas, para depois definir os melhores atributos técnicos, como:
- Pressão: o fator está ligado à força com que a água sai da máquina; quanto maior a pressão, mais fácil a remoção da incrustação;
- Vazão: relacionada com a quantidade de água liberada por hora, ou seja, quanto maior a vazão, mais fácil o arraste da sujeira;
- Motor: pode ser universal (uso ocasional) ou de indução (uso intenso), que influencia na vida útil da máquina;
- Água fria ou quente: a possibilidade da utilização de água quente otimiza a limpeza de áreas sem a necessidade de produtos químicos.
- Estrutura da máquina: a avaliação das peças da máquina garante a melhor escolha de acordo com a utilização, ocasional ou intensa, como por exemplo, o tipo de bomba, cabeçote, o material dos pistões, as tubeiras e os acessórios.
Portanto, considere os quesitos para entender tudo o que você precisa para ter resultados consistentes em sua rotina.
Por isso, analise qual o tipo de local que receberá o equipamento e com qual frequência ele realizará os serviços.
Assim, você consegue definir se precisa de um equipamento maior ou de uma opção mais leve e mais compacta.
Mas, se você quiser ver um pouco mais sobre a solução, que tal ler outro conteúdo em nosso blog, que detalha os 5 maiores benefícios do uso da máquina para a sua empresa?
Quer saber mais sobre o tema?
Clique aqui e confira o texto agora mesmo!