Veja as falhas que podem estar prejudicando seus processos de manutenção preventiva industrial

Lavor > Profissional > Veja as falhas que podem estar prejudicando seus processos de manutenção preventiva industrial
profissional com prancheta fazendo manutenção preventiva em máquina

Se você vem observando baixa produtividade nos processos de manutenção preventiva industrial empregados para o bom funcionamento da sua indústria, tem que saber o que pode estar causando isso.

De fato, existem fatores de risco, que impactam a agilidade e eficácia das tarefas realizadas pela sua equipe. Saber quais são, é fundamental para contorná-los e evitar que prejudiquem toda a cadeia de produção.

Por isso, reunimos as principais falhas que podem estar presentes no cotidiano da sua indústria. Assim, possibilitando a identificação e correção sem mais prejuízos para a sua empresa.

Continue a leitura do artigo e confira tudo sobre o assunto!

Como identificar uma falha na manutenção preventiva industrial?

Antes de tudo, precisamos entender o que de fato é uma falha. Pois bem, a definição exata seria: a incapacidade de um ativo em desempenhar a sua função. Com isso, já reduzimos o campo de observação dos aspectos que podem estar afetando a qualidade da manutenção preventiva realizada pela sua equipe.

Mas, para ir além do conceito em si, podemos dividir as possíveis falhas em 4 categorias. Essas classificações englobam situações em que apenas alguns recursos são perdidos até o momento da quebra do ativo. São elas:

Falha Oculta

São modificações incomuns no sistema, e de difícil visualização. Por serem imperceptíveis, em um primeiro momento, são dificilmente identificadas. Mas, possuem classificação evolutiva, ou seja, se estendem a ponto de serem vistas em inspeções periódicas.

Apesar de não afetarem diretamente o desempenho do equipamento, podem resultar em uma Falha Potencial, que explicaremos melhor no próximo tópico.

Falha Potencial

A segunda classificação está relacionada com a baixa performance de determinados equipamentos. A Falha Potencial requer mais cuidados, pois, por seu caráter de desempenho, pode resultar em baixa produtividade.

Além disso, não tomar as medidas corretivas nessa etapa, pode levar o equipamento para a próxima fase do fluxo de falhas, ou seja, a Falha Funcional.

Falha Funcional

A Falha Funcional, muito temida pelos gestores de manutenção, é quando há paradas não programadas do equipamento, causadas pelo agravamento de uma Falha Potencial. Desse modo, afetando diretamente a linha de produção, bem como, indicando a necessidade de manutenções mais específicas.

É nessa etapa que o equipamento demonstra dificuldade, ou até mesmo incapacidade, de realizar suas funções mais básicas. E dependendo da situação, demanda de tempo para a sua solução.

Falha Total

A Falha Total, ainda mais prejudicial para a sua indústria, é a perda integral do ativo. Afetando toda a linha de produção, até a compra de um novo equipamento para substituição. Entretanto, ela só se mostra um risco, quando não se tem um planejamento de manutenção estabelecido.

banner e book

Como reduzir as falhas de manutenção preventiva industrial?

Entender os tipos de falhas que podem estar afetando o seu negócio, de fato, é algo imprescindível. Entretanto, tão importante quanto, é compreender a origem dos problemas.

Desse modo, solucioná-los fica muito mais fácil. Mas, é importante lembrar, que situações como essa podem envolver diversas variáveis, por isso, precisam ser analisadas com cautela.

Com base na experiência que nossos especialistas tiveram, através do atendimento de empresas renomadas no mercado, podemos listar uma série de fatores que podem impactar no seu negócio.

Confira quais são eles!

Mão de obra não qualificada

Algo recorrente no mercado, atualmente, é a falta de mão de obra qualificada. Por isso, é preciso estar atento e entender as demandas e dificuldades da equipe.

Para isso, a oferta de treinamentos para operação de equipamentos e maquinários, segurança no trabalho, limpeza e manutenção adequada, são essenciais.

Entretanto, sabemos que esse pode ser um problema para profissionais ocupados, por isso, a principal dica de nossos especialistas é: aposte em fornecedores que ofereçam treinamentos no pós-venda.

Somente assim, você poderá ter a certeza de que as operações serão realizadas de forma adequada, visando a segurança da equipe e integridade dos equipamentos. E o melhor de tudo, sem perder tempo com a preparação desses treinamentos.

profissional ensinando operação de equipamentos a outro trabalhador

Ferramentas ineficientes

Entenda também, se os equipamentos utilizados na sua indústria são coerentes para os níveis de produção, bem como, as ferramentas utilizadas para manutenção.

Equipamentos de limpeza, por exemplo, requerem maior potência para higienização de áreas industriais. Caso contrário, podem até mesmo prejudicar a linha de produção.

Isso também vale para Equipamentos de Segurança e demais máquinas da sua indústria.

Por isso, é preciso analisar minuciosamente cada processo que requer a aplicação desses equipamentos. Desse modo, entendendo a fundo as dificuldades e possíveis déficits de performance, tornando mais fácil a identificação da necessidade de trocas e manutenção preventiva.

Má organização dos processos

Outra causa que pode estar afetando o desempenho e performance da sua indústria, é a falta de organização dos processos de manutenção.

Em situações de Falha Funcional ou Falha Total, por exemplo, onde a parada na linha de produção se torna inevitável, ter um controle organizacional dos processos, pode ser muito benéfico para sua empresa.

Como também, ter um cronograma de manutenção que não afete as demandas e metas da sua indústria.

Como montar um cronograma de manutenção preventiva industrial?

Para ter a certeza de que todos os equipamentos estão em boas condições de uso, é preciso ter controle sobre as manutenções.

Para isso, a criação de um cronograma de manutenção preventiva industrial torna-se essencial, até mesmo para impedir que os processos afetem outras áreas da sua indústria, como vimos anteriormente.

De fato, cada indústria terá a sua particularidade, mas, existem alguns tópicos que podem servir de base para o seu cronograma. Entre eles, podemos citar:

  • Mapeamentos de todos os equipamentos da empresa;
  • Definição de prioridades entre as máquinas listadas;
  • Estabelecimento de periodicidade para manutenção;
  • Determinação de horários para a realização dos processos;
  • Tornar claro especificidades do equipamentos e orientações.

Vantagens de um cronograma para manutenção preventiva industrial

A principal funcionalidade da ferramenta, é o acompanhamento dos processos de manutenção. Desse modo, garantindo que todos os equipamentos tenham assistência para o bom funcionamento e conservação.

Utilizando um cronograma, você terá maior controle sobre a realização da manutenção preventiva industrial. Bem como, garantirá que as máquinas não apresentem riscos de contaminação dos produtos, além de assegurar a proteção dos operadores do equipamento.

Gostou do conteúdo e quer mais dicas como essa para a sua indústria? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de técnicas e novidades do setor!

Para ter acesso em primeira mão, sobre todos os nossos artigos, siga-nos no Instagram e saiba com antecedência tudo que publicamos.

SOLICITE AGORA SEU ORÇAMENTO!