5 fatores que ocasionam baixa produtividade na indústria

Lavor > Profissional > 5 fatores que ocasionam baixa produtividade na indústria
homens trabalhando em máquinas na indústria de alimentos

Se você gerencia uma equipe de manutenção, sabe que manter o ritmo e garantir a produtividade na indústria não é uma tarefa fácil. Pois, existem diversos fatores que podem impactar, negativamente, a linha de produção da sua empresa.

Pensando nisso, para te ajudar, trouxemos alguns pontos que devem ter destaque na hora de planejar um processo de limpeza e manutenção.

Desse modo, evitando problemas maiores com os procedimentos de preparo do maquinário. Bem como, reduzindo o tempo de paradas para manutenção preventiva e potencializando a produção.

Quer saber como entregar resultados melhores para a empresa em que você atua? Confira 5 fatores que podem estar afetando a produtividade da sua indústria!

A importância da produtividade na indústria

De fato, esse é um assunto muito importante para discussão entre as gestões. Afinal, a produtividade é determinante para o rendimento da empresa. Por isso, chegar em um consenso sobre os processos de manutenção, pode otimizar as atividades de diversos setores.

Mas, antes de nos aprofundarmos em um sistema de gestão eficiente, você precisa entender quais são os pontos de atrito entre a manutenção e a produção. Bem como, outros aspectos que podem estar prejudicando a produtividade na sua indústria.

Para isso, nossa equipe separou alguns pontos de atenção, ideais para serem analisados e, assim, determinar uma solução eficiente para cada um deles.

É importante ter em mente que esses fatores podem estar atrelados a processos organizacionais, ou diretamente relacionados às atividades práticas da sua empresa. Para identificá-los e aumentar ainda mais o rendimento da sua indústria, é preciso ter atenção redobrada aos seguintes tópicos.

Comunicação interna

A comunicação é a chave para o posicionamento de uma empresa no seu segmento. Entretanto, muitos esquecem de que esse, é um processo fundamental para o sistema organizacional da indústria.

Por isso, ter uma comunicação clara com seus colaboradores, pode ser o que falta para aumentar ainda mais a produtividade da sua equipe.

Ter um sistema de comunicação clara é essencial para estabelecer níveis hierárquicos, funções, cronogramas de atividades, entre muitos outros aspectos.

Se você não se comunica claramente com seus funcionários, pode estar deixando passar pontos de atenção importantes, como:

  • Processos realizados fora das normas de segurança;
  • Paradas prolongadas dos equipamentos;
  • Melhorias de processos;
  • Entre outros.

Desse modo, estabelecer um sistema de comunicação entre a equipe, ou quem sabe, com toda a empresa (seria ainda melhor!), é fundamental para evitar que esses pontos passem despercebidos.

mulheres analisando produtos em indústria alimentícia

Equipamentos eficazes para produtividade na indústria

Você pode ter um processo organizacional perfeito, com atenção a cada detalhe da cadeia de produção e manutenção. Mas, se você ainda não dispõe de equipamentos eficazes, pode estar perdendo dinheiro.

E isso, como vimos anteriormente, vai além da cadeia de produção atingindo, também, os processos de manutenção do maquinário empregado na rotina da sua empresa.

Aliás, você sabia que para a manutenção dos equipamentos, bem como, funções que requerem um ambiente higienizado, o uso de equipamentos profissionais de limpeza, é indispensável.

Ou seja, apesar de ser necessário uma máquina eficaz para a realização dos processos da sua indústria, é preciso ir além.

Equipamentos como: lavadoras de alta pressão, limpadoras a vapor, aspiradores industriais e muitos outros itens, tornam-se ferramentas essenciais para realizar atividades com mais agilidade.

banner e book

Sobrecarga de atividades

Os dois tópicos anteriores, em algum nível, podem impactar o assunto deste tópico. Afinal, a sobrecarga de atividades pode resultar em demandas que a sua equipe não pode suprir sem ajuda.

Desse modo, criando um ciclo que não permite que certas tarefas sejam realizadas a tempo. Assim, aumentando ainda mais a carga de trabalho.

Essa sobrecarga ainda resulta em maior estrese da equipe e, consequentemente, dos gestores. Dessa forma, reduzindo a produtividade da indústria de maneira geral.

Um sistema organizacional eficiente e infraestrutura de qualidade, pode ser a chave para solucionar problemas como esses.

Assim sendo, a identificação de pontos de atenção na realização de certas atividades, depende de um sistema comunicacional eficaz. Portanto, potencializando as chances de identificar aspectos de sobrecarga na equipe, para sanar com medidas de gerenciais eficientes.

Falta de organização

De forma ampla, todos os pontos podem estar sendo ocasionados por uma falta de organização generalizada. Sem a padronização dos processos de manutenção e produção, por exemplo, torna-se impossível identificar os erros nas etapas de fabricação.

Através da organização dos processos de produção, você terá uma visão ampla dos pontos de melhoria. Bem como, melhor controle sobre a qualidade das tarefas realizadas pela sua equipe.

Além disso, por meio de um sistema organizacional eficiente, é possível identificar meios de otimizar e aprimorar os processos, assim como, a necessidade de novos equipamentos e etapas complementares para maior qualidade e segurança do produto.

Desse modo, agilizando a realização de tarefas inerentes à linha de produção e evitando paradas desnecessárias e prejudiciais à produtividade na indústria.

Não cumprimento de normas

Também atrelado aos pontos mencionados anteriormente, está o não cumprimento de normas regulamentadoras. Esse problema de grande impacto na produtividade da sua indústria está ligado ao uso de meios prejudiciais para a equipe, produto e clientes.

Por isso, podem impactar desde a captação de matéria-prima, até a comercialização do produto final. Nessa categoria, que exige extrema atenção, você pode encontrar processos realizados sem a observação de normas de segurança, por exemplo.

Desse modo, aumentando os riscos de acidentes, o que, para o funcionamento da empresa, resulta em gastos e paradas na linha de produção, bem como, a segurança e integridade da equipe.

Nessa etapa, também é importante ressaltar a necessidade de adequação às normas sanitárias, reafirmando mais uma vez, a necessidade de contar com bons equipamentos de limpeza.

Isso porque, um ambiente higienizado é fundamental para garantir qualidade e segurança, bem como, condições de trabalho propícias a um alto rendimento da equipe.

Nós temos certeza de que a observação dos pontos citados aqui neste texto, proporcionarão para a sua empresa chances únicas de melhoria. Mas, se você quer acompanhar dicas para solucionar cada uma das etapas, acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo sobre o assunto.

Até a próxima!

SOLICITE AGORA SEU ORÇAMENTO!